Campanhas

A Articulação Semiárido lançou a campanha Cisterna de Plástico/PVC – Somos Contra! em Salvador (BA), durante a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, entre os dias 7 a 10 de novembro. O objetivo da campanha  é alertar a sociedade brasileira sobre o impacto e efeitos negativos da disseminação dessas cisternas para o fortalecimento da estratégia de convivência com o Semiárido, no qual as organizações que fazem a Articulação têm investido seus esforços nos últimos anos.

No período de 1º a 15 de dezembro, as ações serão intensificadas nos estados com o objetivo de fortalecer a campanha e atingir um maior número de adeptos . A perspectiva é que o último dia dessa mobilização seja marcada por ações em diferentes rádios do Semiárido.

Abaixo estão disponíveis os produtos elaborados para a campanha, que podem ser utilizados em diferentes espaços de comunicação como sites, redes sociais, rádios, entre outros. Participe!

 

LINKS

Boletins radiofônicos (Aquivo zipado. Para abri-lo é necessário salvar o arquivo no computador)

Spots

Spots produzidos pelo Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

Spots produzidos pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

Panfleto 1 - Cisternas de Plástico/PVC - Somos Contra!

Panfleto 2 - ASA semeando Cidadania no Semiárido

Carta de Orientação para os Estados

Marca

Facebook 

 

Com o objetivo de informar e sensibilizar a população brasileira para o desenvolvimento de um Semiárido digno e próspero, a ASA lançou em julho de 2005, por ocasião do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, a campanha publicitária/educativa Clima de Otimismo no Semiárido.

Foram 15 peças publicitárias, entre documentário, filmes de 30'', anúncios, banners e cartões postais, com o objetivo de mostrar um Semiárido produtivo e otimista em contraposição ao imaginário da miséria, por muitos anos vendidos à população.

Com isso, a ASA buscou também conquistar novos parceiros que estão ajudando a cumprir uma meta audaciosa de construir um milhão de cisternas na região semiárida brasileira.

A campanha baseou-se em ações simples e em tecnologias de baixo custo, que valorizam o conhecimento da população local. Todas as peças, inclusive os filmes, foram feitos com agricultores, como uma forma de valorização ao torná-los protagonistas de sua própria história.

Essa ação é mais que uma campanha publicitária. É uma ação educativa em prol da agricultura familiar, produtora de alimentos saudáveis no Semiárido. Afinal, é essa agricultura familiar que produz alimentos para população brasileira. Apesar de toda a infraestrutura, grandes recursos investidos em mídia, o agronegócio produz para exportação. São os pequenos agricultores e agricultoras familiares responsáveis pelo feijão com arroz de cada dia dos brasileiros.

As peças da campanha Clima de Otimismo no Semiárido, criada pela Aliança Comunicação, foram veiculadas durante oito meses, finalizando em fevereiro de 2006.

 

Links

Peças

Anúncios para jornal I

Anúncios para jornal II

Anúncios para jornal III

Anúncios para jornal IV

Anúncios para jornal V

Cartaz

Broadside

Camisas

Cartões Postais

Folder

Panfleto

Spots - Êxodo

Spots - Semiárido

Spots - Lágrima

 

Parceiros

Oxfam

Ministério do desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

Federação Brasileira de bancos (Febraban)

Aliança Comunicação

Gráfica JB

Gráfica Intergraf

Gráfica Santa Marta

TV Cultura de São Paulo

TV Universitária de Pernambuco

TV Universitária do Rio Grande do Norte

TV Canção Nova

TV Justiça (BR)

TV Jornal (PE)

TV Globo (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN, SE)

TV Educativa de Florianópolis

TV Viva (PE)

Canal Futura

Revista Superinteressante

Revista Fórum

Revista Foco - Economia e Negócios

Revista Caros Amigos

Revista Democracia Viva

Revista A Rede – Tecnologia para a inclusão social

Revista Global

Jornal Folha de Pernambuco

Rádio Cultura AM (SP)

Rádio Cultura FM (SP)

Rede de Comunicadores da ASA - 217 rádios em todos os estados do Semiárido

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) lançou a campanha Não troque seu voto por água. A água é um direito seu! com o objetivo de alertar, fiscalizar e denunciar os abusos no uso eleitoreiro da água nas eleições municipais 2012. Esse é o chamado que a Articulação faz para as famílias agricultoras, organizações e movimentos sociais e as Comissões Municipais da ASA dos nove estados do Nordeste, além do semiárido mineiro. A ASA também solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral apoio à campanha, através de ofício encaminhado a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Nesse momento em que o Semiárido enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos, muitos políticos aproveitam as medidas de emergência e socorro às vítimas da estiagem, tais como carros-pipa, distribuição de alimentos, distribuição de sementes, para comprarem votos e manterem-se no poder. Oferecer benefícios em troca de água é crime pela Lei Federal 9.840/99, conhecida como Lei de Combate à Corrupção Eleitoral.

 

Links

Spots

Spot I

Spot II

Spot III

Spot IV

 

Para Baixar

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Minas Gerais

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Sergipe

 

 

O Semiárido Brasileiro ocupa 18,2% do território nacional e reúne 1.135 municípios de todos os estados do Nordeste e uma parte de Minas Gerais. É o Semiárido mais chuvoso do planeta! Porém, as chuvas são irregulares no tempo e no espaço, e a quantidade da água que cai é menor do que o índice de evaporação. Por isso, quem vive na região precisa se preparar para a chegada da chuva e estocar a água é a principal estratégia das famílias para garantir segurança hídrica e alimentar.

É no Semiárido onde está mais de um terço dos estabelecimentos da agricultura familiar, responsáveis por 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros. Os agricultores familiares são parte ativa da economia rural e guardiões dos recursos naturais, garantindo a diversidade de alimentos no mundo. Através da agroecologia, que é muito mais do que um modo de produção agrícola sustentável, as famílias produzem alimentos saudáveis, protegem o meio ambiente e geram renda para seu sustento através de relações sociais justas e economicamente viáveis.

Para fortalecer, valorizar e melhorar as condições de vida no Semiárido, é preciso a colaboração contínua de todos. Durante o período da campanha, realizamos arrecadação de recursos, mas é possível continuar apoiando ao preferir comprar alimentos saudáveis naturais das feirinhas ao invés dos supermercados e seus industrializados. Uma ótima forma de encontrar essas feirinhas é pela ferramenta/catálogo do IDEC: https://feirasorganicas.org.br/. Ajudando as famílias do Semiárido, você estará ajudando a cultivar um futuro com mais saúde e qualidade de vida para o planeta. Veja nosso vídeo:



Confira alguns depoimentos de quem constrói a agricultura familiar:

 

“A gente se sente valorizada, pois os produtos que a gente traz, o povo compra sem medo. A gente não quer nem saber de usar veneno”.
Claúdia Lopes, município de Pereiro, Ceará.

 

“Lá dentro do meu quintal, eu esqueço os problemas. Arrancar matinho no meu quintal, fazer qualquer coisa é mesmo que um lazer, uma terapia.”
Dona Irene, Apodi, Rio Grande do Norte.

 

“Eu venho de uma família de agricultores e agricultoras então a terra é tudo pra mim, é onde você pode plantar e ver a vida surgir. Minha família vive da terra.”
Adriano Lira Campos, Curral de Dentro, Norte de Minas Gerais.

 

Saiba mais (alguns dados):

O uso de sementes transgênicas leva ao aumento de doses de agrotóxico no cultivo de alimentos;

O cultivo de transgênicos coloca em risco o futuro dos solos e da biodiversidade agrícola;

50% dos estabelecimentos da agricultura familiar encontram-se no Nordeste, mostrando o seu grande potencial de produção de alimentos.

O SEMIÁRIDO É LUGAR DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS, CUIDADOS COM A NATUREZA E QUALIDADE DE VIDA!

Nas eleições de 2018, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) retoma a campanha “Não Troque Seu Voto por Água”. Diante da atual conjuntura, a campanha provoca uma reflexão sobre a importância do voto para a retomada de políticas que garantam os direitos da classe trabalhadora e que também fortaleçam a convivência com o Semiárido. Saiba mais neste artigo.

Selo da campanha em 2018.

 

 

Arte da Campanha:

Selo da edição 2018 em PDF

Selo da edição 2018 em JPG

Selo da edição 2018 na cor lilás em JPG

Capa para Facebook e Twitter da Campanha Não Troque Seu Voto por Água 2018

 

Outras peças para usar nas redes sociais:

Para Stories: Homem não vota em candidato machista, homofóbico e racista

Para Stories: Mulher não vota em candidato machista, homofóbico e racista

Post: Voto Feminista 01

Post: Voto Feminista 02

 

Áudio:

Spot: Não troque seu voto por água!

Spot: Voto feminista!

 

O comércio abriu, mas o coronavírus 🦠 está se espalhando ainda mais, contaminando e tirando a vida de muita gente. Por isso, não caia na besteira de sair de casa se não for por um motivo de muita necessidade. 😷 Para reforçar a importância do isolamento social e dos outros cuidados com a Covid-19, a ASA Pernambuco fez alguns áudios para você mandar por zap para os familiares e amigos.

É muito importante que todos permaneçam em casa 🏠, protejam-se 🤲🏼🧼🧴 e procurem se informar por meios de comunicação de confiança. 📻📺📱

#FiqueEmCasa

Peças da Campanha da ASA-PE em resposta à pandemia de Covid-19:

Spots de Áudio 

Cards

Cards + Áudios em MP4 (para Redes Sociais)

 

Card 01

A Articulação Semiárido (ASA) lança uma campanha para estimular o voto consciente! A campanha "Não troque seu voto" é direcionada, especialmente, para as famílias que experimentaram a inclusão social através de um conjunto de políticas e programas públicos voltadas para a agricultura familiar e para o fortalecimento do paradigma da convivência com o Semiárido.

 

As peças para divulgação estarão disponíveis nesta página, semanalmente!

>> O lançamento foi no dia 29 de setembro, em uma live da ASA. Clique para assistir.

>> Para entender mais sobre a campanha, leia o release.

>> Peças para a semana 01 (30 de setembro - 07 de outubro)

>> Peças para a semana 02 (08 de outubro - 14 de outubro)

>> Peças para a semana 03 (15 de outubro - 21 de outubro)

>> Peças para a semana 04 (22 de outubro - 28 de outubro)

>> Peças para a semana 05 (29 de outubro - 04 de novembro)

>> Peças para as semanas 06 e 07 (05 de novembro - 13 de novembro)

 

As peças da campanha estimulam as pessoas a conhecer as propostas dos/as candidatas para a agricultura familiar e para o fortalecimento da agroecologia e da convivência com o Semiárido na região. Sobre isso, veja o que defende o agricultor agroecológico do sertão do Araripe em Pernambuco, Vilmar Lermen, do sítio dos Paus Dóias, na zona rural de Exú, terra de Luiz Gonzaga:

É importante que possamos votar naqueles candidatos e candidatas que têm verdadeiramente um compromisso de quatro anos com a população do seu município, com as comunidades camponesas e urbanas, e que defendam bandeiras importantes para a convivência com o Semiárido, para a construção da verdadeira cidadania. 

 

Nas eleições de 2024, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) retoma a campanha “Não Troque Seu Voto”. Este ano, diante da atual conjuntura, a campanha provoca uma reflexão sobre a importância de fortalecer a democracia e busca conscientizar a população do Semiárido sobre a importância de eleger candidatos e candidatas que defendem propostas para a convivência com à região.

A campanha será disseminada nos municípios de todo Semiárido brasileiro, através de materiais impressos, produtos de áudio e conteúdos nas redes sociais.

Esta página continuará sendo atualizada com novas peças.

Baixe e compartilhe as peças da campanha!

>> SPOT 1 - Não troque seu voto
>> SPOT 2 - Nosso projeto político
>> SPOT 3 - O voto proporcional
>>
Vídeo animação - Qual é o papel de prefeitos/as e vereadores/as?
>>
Cartaz - Como fortalecer a democracia?
>> 
Panfleto - Seu voto muda a realidade
>> Carrossel de lançamento Não Troque Seu Voto, Fortaleça a Democracia
>> Vídeo de de lançamento Não Troque Seu Voto, Fortaleça a Democracia
>> Capas para redes sociais