Diversos


A agricultora Sandra Silva, do Rio Grande do Norte, participou do Ato pela Democracia realizado no dia 31 de março de 2016, em Brasília. Ela fala porque defende a democracia.

A agricultora Arinede Carlos, do município de Dix-Sept Rosado (RN) viajou a Brasília no último dia 31 de março. Ela participou do Ato pela Democracia e defendeu um #SemiáridoVivo. O depoimento dela parte da pergunta "O que está em jogo com a possibilidade de golpe?"

Cristina Nascimento, coordenadora executiva da ASA pelo estado do Ceará, opina sobre o cenário político do país após o processo de votação pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara Federal. Ela defende a democracia e a garantia dos direitos sociais já conquistados.
O sociólogo e professor Miguel Arroyo avalia qual a situação da diversidade cultural nas propostas metodológicas das escolas. O depoimento foi dado durante o Encontro sobre Educação Contextualizada no Semiárido, em setembro de 2016, em Teresina (PI).
Leia mais: Depoimento - Miguel Arroyo: diversidade cultural nas escolas

O casal Maria e Zeca está tentando colocar o filho, Juninho, para dormir. Porém, na comunidade, se inicia uma campanha de rua para angariar votos para vereadores. Além do barulho, alguns problemas são identificados pelo casal.

A educadora Maria Quitéria da Silva recita os "Versos de Cordel: a educação contextualizada". Maria é da etnia indígena Xucuru Cariri e mora em Palmeiras dos Índios (AL). Ela é monitora pedagógica do Programa Cisternas nas Escolas. A autoria do cordel é da educadora Elielma Galdino, do município de Mata Grande (AL).

INDÚSTRIA DA SECA #DIGONÃO | Há décadas, os efeitos da seca no Semiárido brasileiro têm sido pauta no debate de ações governamentais que objetivam sanar os efeitos da escassez de água para a população que vive na região. Nesta conjuntura, o Engenheiro Agrônomo e Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, João Suassuna, fala sobre as disparidades da distribuição de água no Semiárido e destaca que o acesso á água na região é um problema de má gestão dos recursos hídricos.
Clique aqui para fazer download do depoimento de João Suassuna

O Programa "O Povo do Campo" foi criado pelas educandas e pelos educandos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santo Antônio, na comunidade de Açudinho, no município de Tamboril, no Semiárido Cearense. A peça aborda as Casas de Farinha e a cultura da Mandioca no local, através de locuções, reportagens e radionovela. O Programa é fruto da Oficina de Rádio realizada pelo Programa Cisternas nas Escolas. A produção contou com dez educandos e educandas da Escola Santo Antônio, além de três representantes da Escola de Ensino Fundamental Filomena Borges de Sousa, do distrito de Barreiras, no município de Monsenhor Tabosa (CE). A Oficina contou com a participação da Assessoria de Comunicação da ASA (ASACOM), Programa Cisternas nas Escolas, Rede de Comunicadores e Comunicadoras do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido e Cáritas Crateús.

Este programa de rádio foi fruto da produção de crianças e jovens da Escola Municipal João Mariano Filho, durante a oficina de rádio do Programa Cisternas nas Escolas. Os 23 minutos de áudio são a soma de 04 programas que relatam alguns traços da comunidade Lagoa da Areia dos Marianos, localizado no município Estrela de Alagoas, a exemplo da produção de pinha e do pagode de aterro.

A pega de boi no mato e a história da festa tradicional da comunidade de Monte Coelhos são alguns dos destaques do programa produzido por dez jovens educandos da Escola Pedro Izídio Oliveira. A produção é resultado da oficina de rádio do Programa Cisternas nas Escolas que aconteceu no distrito, localizado no município de Tobias Barreto (SE), nos dias 17, 18 e 19 de outubro.

Programa de rádio produzido pelas e pelos jovens da do Povoado do Jacaré, em Ouricuri-PE.

Os programas da Rádio Comunitária Lavradense (RCL FM) foram produzidos por jovens e lideranças da comunidade Canoa de Dentro no município paraibano de Pedra Lavrada, durante oficina de rádio promovida pela ASA. Entre as produções está o registro da vaquejada, o som do trio pé-de-serra, o aboio e a poesia como traços da cultura popular local.
A comunidade conta com a estrutura de uma rádio comunitária, a RCL. Lá, os jovens comandam o program Domingão Juventude, todos os domingos das 8h às 12h.

Programa de rádio realizado junto à comunidade de Araruba, no Brejo dos Crioulos, em São João da Ponte, no Norte de Minas Gerais. Este produto é resultado de uma oficina de rádio na Escola Municipal Leopoldo Fernandes de Souza, junto com a juventude do local. A comunidade é formado por famílias quilombolas com uma história de luta pela terra. Assista também a um vídeo realizado na comunidade e que revela alguns trechos da história e da identidade negra dos moradores e moradoras.

Programa de rádio realizado junto à comunidade do Sítio Juazeiro, situado a 10km da sede do município de marcelino Vieira, no Semiárido potiguar. Este produto é resultado de uma oficina de rádio na Escola Cícero Rodrigues, junto com a juventude do local, realizado pela ASA através do Programa Cisternas nas Escolas. Nesta oportunidade, a comunidade escolar realizou dois projetos: o Água é Vida e o Resenhas do Juazeiro. confira:

O Saberes do Maracujá é um programa produzido, gravado, editado durante a oficina de rádio realizada no início de março de 2018, na escola Emério Resedá, na comunidade quilombola Maracujá, na zona rural de Conceição do Coité. O objetivo da oficina foi de instigar a comunidade escolar a participar mais ativamente da programação e produção dos conteúdos difundidos pela rádio poste da escola.
A oficina, direcionada para crianças e adolescentes de Maracujá, é uma ação do Programa Cisternas nas Escolas, que implantou na escola uma cisterna de 52 mil litros para captação de água da chuva e desenvolveu capacitações sobre educação contextualizada à realidade do Semiárido com professoras, diretoras, pais e merendeiras.